A Philips anunciou nesta semana o lançamento de uma lâmpada LED que transmite Internet por meio de luz. Você não leu errado! A tecnologia responsável por fazer esse processo se chama Li-Fi e utiliza de ondas de luz para realizar a conexão com a banda larga e permitir a transferência de dados entre os aparelhos.
Como se isso tudo não parecesse algo de ficção científica, os testes de pesquisadores revelaram que a lâmpada pode ser até 100 vezes mais rápido do que o Wi-Fi. Segundo a empresa, a conexão não atrapalha a iluminação.
A lâmpada seria indicada para lugares onde existem equipamentos que não podem sofrer interferências de radiofrequências, como hospitais. Além disso, lugares onde o sinal de Internet pode ser fraco como o subsolo também poderiam ser beneficiados com o objeto.
Segundo o Techtudo, a principal “desvantagem” é que o usuário precisa conectar um dispositivo externo (dongle) à entrada USB do seu notebook ou tablet para realizar a transferência de dados. O portal explicou ainda que o dongle Li-Fi detecta a luz da luminária e retorna os dados para a lâmpada por meio de um link infravermelho.
A Philips ainda não revelou quando estas luminárias devem chegar ao mercado nem quanto irão custar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário