segunda-feira, 19 de março de 2018

A seleção de todos os tempos do Flamengo

Vim hoje com os melhores jogadores de todos os tempos que defenderam o Flamengo, acho que vai ser interessante e o torcedor pode curtir. Lembrando que não sou tão velho assim, então alguns nomes aqui podem ser questionados, pode ser? Então, vamos começar!

E começando pelo gol temos ele, Júlio César.

Júlio César foi revelado pelo Flamengo em 1997 e lá ficou até 2005, se destacando bastante, chegou a seleção e a Europa. Atuou durante muito tempo pela Internazionale, chegou a ser eleito como um dos melhores goleiros do mundo. Além de chegar a duas copas do mundo e ser campeão de tudo com a Inter, Júlio rodou por alguns clubes e atualmente se encontra no Benfica, reserva de Ederson até o momento. Infelizmente marcado por muitas falhas, mas ainda assim um grande goleiro. Pelo Flamengo conquistou 3 Cariocas, 1 Copa dos Campeões e 1 Mercosul.

Na lateral direita, Léo Moura.

Leonardo Moura tem mais de 10 anos de Flamengo e muitos títulos, sendo capitão em algumas dessas conquistas, Lateral de grande habilidade, que também sabia jogar pelo meio campo, representou muito a camisa do Mengão enquanto esteve aqui. Apoiava e marcava muito bem, fazendo muitos gols assim. Com passagens por clubes como São Paulo, Fluminense, Palmeiras e Santa Cruz, sem dúvidas, Léo deixou seu nome na história do clube. Em seu currículo estão 2 Copas do Brasil, 1 Brasileirão e 5 Campeonatos Cariocas. Atualmente o lateral defende o Grêmio.

Na zaga, Leandro.

Carreira totalmente dedicada ao Flamengo, grande defensor multifuncional, o Peixe-Frito fez história na grande geração dos anos 80 do Mengão. Considerado por muitos o melhor lateral direito da história do Flamengo, jogava com muita classe e tranquilidade na defesa rubro-negra, onde se fez homem e craque. Onde chegou a seleção brasileira e disputou a Copa do Mundo de 82, se consagrando na geração mais admirada do nosso futebol. Após muitas lesões no joelho, passou a jogar como zagueiro, por isso aqui está escalado assim. Campeão da Libertadores e Mundial, tetracampeão brasileiro e pentacampeão carioca são alguns dos títulos desse monstro sagrado.

O parceiro de Leandro na zaga, Fábio Luciano.

Alguns flamenguistas podem chegar a discordar de mim, mas Fábio Luciano foi o melhor zagueiro da história recente do Flamengo, assumia um grande papel de liderança no grupo, qualidade técnica inquestionável, respeitado e idolatrado por todos dentro do grupo, se tornando ídolo da torcida, sua raça e sua entrega em campo eram dignas de um verdadeiro líder. Com passagens por Internacional, Ponte Preta, Fenerbahçe-TUR e Corinthians, onde também foi ídolo, Fábio tem apenas dois títulos cariocas, mas fez seu nome está gravado na história.

Na lateral esquerda, Júnior.

Este homem dispensa apresentações. O maestro atuava como lateral, volante e meia, e fazia ambas as funções com exímia eficiência. Também estava na maravilhosa geração dos anos 80 que conquistou os grandes títulos do Flamengo. Também jogou no Torino e no Pescara, ambos da Itália, além de chegar a seleção brasileira naquela geração de 82, além de ter sido técnico após sua aposentadoria e de ser o recordista de jogos pelo Mengão, com exatos 865 jogos pelo clube. Seus principais títulos são 4 Campeonatos Brasileiros, 1 Copa do Brasil, Libertadores, Mundial e 6 Campeonatos Cariocas. Atualmente encontra-se aposentado e trabalha como comentarista na Rede Globo.

Abrindo o meio campo: Andrade

Qualidade define este jogador, um dos grandes símbolos da geração dos anos 80, esteve presente em várias das grandes conquistas do clube, jogador de muita técnica e presença tanto no ataque quanto na defesa. Depois de sair do Flamengo rodou por vários clubes como a AS Roma-ITA, Atlético-PR e Vasco da Gama. Depois de aposentado, se tornou treinador e levou o clube a uma das maiores conquistas recentes. Entre seus títulos estão 4 Campeonatos Cariocas, 5 Brasileiros (4 como jogador e 1 como treinador), Libertadores e Mundial. Outro nome marcado na história.

Na armação das jogadas: Dejan Petkovic

O gringo mais brasileiro do mundo se tornou ídolo por onde passou, mas sua identificação com o clube, sua idolatria e sua representatividade por parte de nós, flamenguistas, é gigante. Especialista em bolas paradas, principalmente nos escanteios, sua arma mais mortal, tornou-se sua marca registrada e até hoje é o maior artilheiro dos gols olímpicos, com 9 gols. Até hoje seus feitos são lembrados e por alguns comparados com o próximo nome desta lista. Pelo Mengão, conquistou 1 Copa dos Campeões, 1 Campeonato Brasileiro e 2 Campeonatos Cariocas, simbolicamente um dos maiores títulos da história do Flamengo. Atualmente o sérvio é treinador.

O maior craque da nossa lista sem dúvida: Arthur Antunes Coimbra, o galinho Zico

Também dispensa apresentações, nosso galinho jogava muita bola e tem muito crédito com a nossa torcida. Em 16 anos de Flamengo fez tudo que foi possível pelo clube. É e continua sendo o maior símbolo flamenguista e até hoje é reconhecido mundialmente. Também conhecido por suas cobranças de falta e admirado por suas jogadas geniais, Zico é o maior símbolos da geração maravilhosa dos anos 80 do Flamengo, além da seleção e de ser um ídolo extra-clube, conquistou tudo que podia não só pelo Flamengo, mas também no Japão. Maior artilheiro da história do Flamengo, um dos maiores da história da seleção. Não só um craque, mas um gigante, um símbolo e uma lenda do futebol mundial. Pelo Mengão foram 4 Campeonatos Brasileiros, 7 Cariocas, Libertadores e Mundial. Até hoje aclamado como deus e com todo merecimento, Zico merece o respeito de todos, flamenguistas ou não.

Abrindo o ataque: Romário

Assim como Zico, ídolo extra-clube do Brasil. Romário conseguiu ser ídolo em 3 clubes diferentes apesar de ser completamente identificado com o Vasco da Gama. Sempre conhecido pela capacidade de ser um jogador diferenciado, com muita técnica e garra, conseguia superar os mais diferentes tipos de zagueiros e fazer as torcidas vibrarem com toda sua elegância dentro da área. Foi aqui no Mengão que ele tem grandes feitos como ter uma das maiores médias de gols do clube, superando nomes como o próprio Zico e Dida, grandes ídolos do Flamengo, além de se tornar o quarto maior artilheiro da história do Mengão e de ser eleito o melhor do mundo pela FIFA atuando pelo Flamengo. Em seu currículo, possui 2 Campeonatos Cariocas, 1 Copa Mercosul e 1 Copa Ouro. Atualmente é senador pelo Rio de Janeiro.

O companheiro de ataque de Romário: Adriano

Todos sabemos o que Adriano é capaz de fazer, e o que fez muito bem pelo Flamengo. Ainda jovem, foi para a Internazionale-ITA e lá se tornou o ídolo que conhecemos hoje, onde chegou ao seu auge, conquistou taças com a seleção e deixou seu nome na história, mas a casa dele sempre foi o Mengão. Grande qualidade, força física, cabeceio e chute forte sempre foram suas características. E assim se tornou ídolo. Pelo Mengão possui 2 Campeonatos Cariocas, 1 Copa dos Campeões e 1 Brasileirão. O Imperador sempre será lembrado por seus feitos.


E fechando o time: Evaristo de Macedo

Um grande ídolo que fez história no clube, sendo o décimo sétimo maior artilheiro da história do Mengão e um dos primeiros brasileiros a jogar na Europa pelos dois rivais da Espanha. Infelizmente não teve grandes chances na seleção, mas seu nome está gravado na história do Flamengo. Também foi técnico em algumas oportunidades. Entre seus títulos estão 1 Torneio Rio-São Paulo e 4 Campeonatos Cariocas

E esta é minha seleção, fiz baseado em alguns nomes que vi e outros que são quase incontestáveis na nossa história. Quem sabe podemos fazer uma segunda parte? Muito obrigado a todos, saudações rubro-negras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário