Assistimos mais uma edição do Oscar e ele continua sendo uma caixa de surpresas.
Para dar um panorama do que pode ou não agradar a Academia, preparamos esta lista
de 13 obras que levaram a estatueta de melhor filme e podem ser conferidos na Netflix:
Em um bairro de Miami atormentado por criminosos, um menino afro-americano e gay, com uma mãe viciada em drogas, cresce com a orientação de um traficante.
O filme foi premiado no ano passado após uma confusão provocada pelo apresentador Warren Beatty, que inicialmente leu o cartão errado e anunciou a vitória de La La Land(2017). Além de ter sido eleito o melhor filme, Moonlight também levou as estatuetas de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante.
2. 12 anos de Escravidão (Vencedor em 2014)
2. 12 anos de Escravidão (Vencedor em 2014)
Este drama baseado na autobiografia de Solomon Northup acompanha a difícil história de um homem negro que nasceu livre, mas foi vendido como escravo depois de ser sequestrado. Além de melhor filme, recebeu o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado, para John Ridley, e de Melhor Atriz Coadjuvente, para Lupita Nyong'o, a Nakia de Pantera Negra (2018).
3. Argo (Vencedor em 2013)
3. Argo (Vencedor em 2013)
O filme conta a história de seis americanos que se refugiaram das milícias iranianas na embaixada canadense, em 1979, levando a CIA a criar uma trama elaborada para resgatá-los.
Argo também ganhou três Oscars ao todo: Melhor Filme, Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado.
4. O Discurso do Rei (Vencedor em 2011)
Neste drama biográfico, o rei britânico George VI luta contra sua gagueira por anos, até que recorre à ajuda do terapeuta vocal Lionel Logue.
O filme também rendeu um Oscar de Melhor Direção para Tom Hooper, que no ano seguinte dirigiu o musical Os Miseráreis (2012). Ganhou também a Estatueta de Melhor Ator para Colin Firth e Melhor Roteiro Original, de David Seidler.
5. Onde os Fracos não tem Vez (2008)
5. Onde os Fracos não tem Vez (2008)
Durante uma caçada, Llewelyn Moss encontra dois milhões de dólares de uma operação de tráfico que deu errado, mas um atirador psicótico está no seu encalço.
A obra dos irmãos Coen ganhou quatro Oscar: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante, recebido pelo espanhol Javier Bardem.
6. Uma Mente Brilhante (Vencedor em 2002)
Este drama vencedor do Oscar narra a vida e o trabalho do famoso economista John Forbes Nash Jr., um homem brilhante atormentado por uma agonizante doença mental.
O filme desbancou obras como Senhor dos Aneis: A Sociedade do Anel (2001) e Moulin Rouge, além de levar mais três estatuetas.
7. Gladiador (Vencedor em 2001)
7. Gladiador (Vencedor em 2001)
Maximus, o mais famoso general romano, torna-se um escravo após a ascensão do novo imperador ao trono. Sua habilidade na luta fará dele um gladiador.
Depois de muita malhação, Russell Crowe ganhou o Oscar de Melhor Ator, desbancando Geoffrey Rush, Javier Bardem e Tom Hanks.
Em compensação, Gladiador não concorria com outros nomes fortes ao prêmio principal. Ao todo, o filme recebeu cinco estatuetas.
8. Beleza Americana (Vencedor em 2000)
Lester Burham não aguenta mais o emprego e se sente impotente perante sua vida. Desencantado com a família, se apaixona pela amiga de sua filha e começa a mudar sua rotina.
Beleza Americana recebeu cinco Oscar, dentre eles, o de Melhor Direção para Sam Mendes e o de Melhor Ator para Kevin Spacey, recentemente acusado de assédio sexual em Hollywood.
9. A Lista de Schindler (Vencedor em 1994)
O filme mostra como Oskar Schindler gastou toda a sua fortuna para salvar mais de mil judeus que seriam enviados ao campo de concentração de Auschwitz.
A icônica e emocionante obra dirigida por Steven Spielberg ganhou sete Oscar em 1994: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição e Melhor Trilha Sonora Original, para John Williams, compositor das trilhas de clássicos da cultura pop como Harry Potter, Star Wars e Jurassic Park.
10. Laços de Ternura (Vencedor em 1984)
10. Laços de Ternura (Vencedor em 1984)
Uma viúva e sua filha se apoiam em seus relacionamentos com diferentes homens ao longo dos anos e lidam com uma tragédia dolorosa.
Além de Melhor Filme, a película ganhou os Oscar de Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Ator Coadjuvante, que foi para Jack Nicholson.
11. O Poderoso Chefão (Vencedor em 1973)
Quando o patriarca de uma família do crime organizado sobrevive a um atentado contra a sua vida, seu filho mais novo entra em cena para dar cabo dos responsáveis.
O Poderoso Chefão se tornou um ícone da cultura pop e levou as estatuetas de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado. Apesar de ser um dos filmes mais lembrados do cinema, não foi o que ganhou mais prêmios na edição de 1973: Cabaret (1972) levou oito homenzinhos dourados para a casa.
12. O Poderoso Chefão 2 (Vendedor em 1975)
O segundo filme da trilogia explora as raízes da família Corleone, traçando a jornada de Don Vito, da Sicília para a vida do crime organizado em Nova York. O filme ganhou, no total, seis Oscar.
Apesar de não ter recebido o Oscar de Melhor Filme, a terceira parte da trilogia de Francis Ford Coppola também pode ser vista na Netflix.
13. Patton, Rebelde ou Herói (1971)
A produção acompanha o general George S. Patton em suas campanhas pela África e Europa, revelando a personalidade de um homem cuja a vida foi definida pela guerra.
Patton (1970) ganhou sete Oscar e é a mais antiga obra premiada na categoria de Melhor Filme disponível na Netflix.
Nenhum comentário:
Postar um comentário