O Tricolor Gaúcho é um gigante surgido no extremo sul do país. Lutando contra o pouco espaço dado na mídia aos times do Rio Grande do Sul, e as dificuldades impostas aos clubes fora do eixo Rio-São Paulo, o Grêmio conquistou o Brasil, depois a América, e ainda escreveu sua história no mundo da bola com o Mundial de 83.
O Imortal Tricolor tem a tradição de sempre formar equipes fortes e competitivas, mas foram nas décadas de 80 e 90 que o Grêmio atingiu seu auge, conquistando todos os títulos mais importantes possíveis. Com isso, o plantel escalado tem como base essas décadas.
O estilo de jogo do escrete montado não é baseado somente na característica mais marcante do futebol gaúcho, a força. Os selecionados são jogadores técnicos e talentosos, também. O esquadrão imortal, além de jogar duro, é habilidoso e rápido.
O arqueiro não é o mais identificado com o clube, mas é o maior que já vestiu as três cores. Apesar de ter ficado por pouco tempo, viveu grande fase e conquistou o primeiro campeonato brasileiro do Tricolor dos Pampas.
A sulamericana linha defensiva é segura. Uma dupla de zaga uruguaia encarna perfeitamente o espírito da garra gremista. Nas laterais, dois atletas de características bem diferentes: um mais ofensivo, de técnica apurada e precisão nos chutes, passes e lançamentos; o outro mais defensivo, um grande marcador, mestre dos desarmes.
O setor central conta com craques de longas passagens pela Seleção Brasileira. Atuando no clube no início de suas carreiras, os três garotos do time combinam desarme, fôlego, velocidade e genialidade. O meio campo tem o que é preciso para fazer do elenco um campeão.
O ataque é simplesmente letal. É armado com jogadores que marcaram diferentes gerações, mas que se completam dentro de campo. Os atacantes são um perigo constante, tanto pelas pontas, quanto pelo centro.
Com um Imortal dos Sonhos como esse, aquela emblemática imagem do capitão levantando a taça será vista repetidamente!
Abaixo vemos a escalação do time titular e reserva. Entre parênteses as décadas em que os jogadores defenderam essa camisa.
Titulares:
1. Leão (80)
2. Arce (90)
3. Ancheta (70)
6. De León (80)
4. Everaldo (60/70)
5. Émerson (90)
8. Valdo (80/2000)
10. Ronaldinho Gaúcho (90)
7. Renato Gaúcho (80/90)
11. Éder Aleixo (70)
9. Alcindo (60/70)
Reservas:
Danrlei (90/2000)
Paulo Roberto (80), Mauro Galvão (90/2000), Calvet (50), Edinho (80/90), Noronha (30/40/50)
Paulo Isidoro (80), Paulo Cézar Caju (70/80)
Tarciso (70/80), Scotta (70), Jardel (90)
Vale a pena lembrar também: Mazarópi, Lara, Manga, Roger, Ênio Rodrigues, Rivarola, Airton, Adílson Batista, Dinho, Fábio Rochemback, Gessy, Lucas Leiva, Milton Kuelle, Gilberto, China, Anderson , Zinho, Tita, Zé Roberto, Baltazar, Juarez
Nenhum comentário:
Postar um comentário